Pronto para desenvolver uma estratégia de posicionamento de marca para sua própria empresa? As etapas a seguir fornecerão um roteiro sólido para chegar lá. Também incluí links para outros recursos que ajudarão a preencher alguns dos detalhes. Vamos começar!
Etapa 1: Comece com seus imperativos gerais de negócios. O que você está tentando realizar como empresa? Seu posicionamento é um pilar fundamental da estratégia de negócios e afeta como você impulsiona o crescimento e atrai os talentos necessários para sustentar sua expansão.
Se você ainda não tem suas metas de negócios escritas, sente-se com sua equipe de gerenciamento e certifique-se de que todos tenham um conjunto claro de prioridades. Dessa forma, quando você começar a formular sua declaração de posicionamento, terá um destino claro em mente.
Etapa 2: Pesquise seus clientes-alvo e concorrentes. De acordo com um estudo de marketing de serviços profissionais , as empresas que têm um forte entendimento de seu público e da concorrência têm duas vezes mais chances de ser empresas de alto crescimento.
Esse tipo de investigação costuma ser chamado de pesquisa de marca e normalmente é conduzido por uma entidade independente para garantir sua confidencialidade e incentivar um feedback mais honesto dos participantes.
Geralmente envolve entrevistas com clientes atuais, clientes em potencial e fontes de referência. Também inclui uma análise de seus concorrentes – o que eles estão dizendo sobre si mesmos e como seu público os percebe.
A pesquisa de marca também pode identificar pontos fortes e fracos que você não conseguia ver antes. Além disso, você aprenderá quais fatores os clientes em potencial mais valorizam durante o processo de seleção.
E a pesquisa da marca é crítica para o sucesso da próxima etapa.
Etapa 3: Identifique seus diferenciais. É aqui que seus objetivos de negócios e pesquisa de marca se transformam em ouro de marketing.
Com base nos insights de sua equipe, nas percepções externas de sua empresa e em uma nova compreensão do posicionamento de seus concorrentes, você selecionará características que o diferenciam de sua concorrência e são valiosas para clientes em potencial no momento em que selecionam uma empresa.
Alguns diferenciais podem ser características que você descobre em sua pesquisa (“os clientes nos consideram altamente flexíveis”), enquanto outros podem ser uma especialização que você já cultivou (“fornecemos serviços de segurança de rede exclusivamente para escritórios de contabilidade”).
Se você achar que seus diferenciais existentes estão faltando, você pode decidir buscar uma nova área de enfoque ou se concentrar em uma área específica de força.
Embora essa abordagem seja uma aspiração no início, ela pode funcionar, desde que você realmente comprometa sua empresa com ela e possa provar que está fazendo isso no futuro.
Etapa 4: Elabore sua declaração de posicionamento de marca. Agora é hora de traduzir seus diferenciais em uma história que comunique claramente sua vantagem competitiva. Uma declaração de posicionamento resume suas principais propostas de compra em um pequeno parágrafo.
É um documento interno por ser compacto, não se destina a ser usado literalmente em seu site ou em seus materiais de marketing. Em vez disso, pense nele como uma fonte à qual você pode retornar sempre que precisar de inspiração para descrever sua empresa ou persuadir as pessoas a comprarem de você.
Uma declaração de posicionamento de marca pode assumir duas formas diferentes: um parágrafo elaborado ou uma declaração orientada.
Desenvolver um parágrafo elaborado exige mais habilidade e tempo, mas algumas empresas descobrem que ele se traduz mais facilmente em mensagens de marketing. Uma declaração solicitada é mais rápida e simples de montar sua equipe preenche os espaços em branco com as informações apropriadas.
Etapa 5: Implemente seu novo posicionamento. Nenhuma estratégia, por mais bem concebida que seja, sobreviverá a uma implementação deficiente. Você precisa ter as ferramentas de comunicação certas peças que darão suporte à nova mensagem que você está transmitindo. E isso pode exigir a revisão de tudo o que você usa para comercializar seus serviços. No mínimo, você desejará refletir seu novo posicionamento nos materiais de marketing e no site.