como-elegir-nicho-de-mercado-768x288-1-650x288

Como escolher o meu nicho?

Antes de abordarmos como encontrar seu nicho no blog, vamos falar sobre o básico primeiro.

Se você é totalmente novo no blog, provavelmente não tem certeza do que é um nicho.

Simplificando, é uma parte muito específica de um submercado que atende clientes específicos com necessidades específicas.

Você vê, a maioria dos blogueiros autônomos de sucesso começou com três mercados principais:  Riqueza, Saúde e Relacionamentos.

Os Três Mercados Principais

No topo da sua cabeça, crie o máximo de blogs populares que puder.

Fitness, perda de peso, negócios, imóveis, aposentadoria, namoro todos esses nichos derivam dos três mercados principais.

Principais mercados e submercado

Dependendo da proposta de valor, até mesmo os blogs de viagens podem ser classificados no mercado central de saúde ou patrimônio.

Existem blogs que falam sobre segurança e viagens para melhorar a saúde espiritual, enquanto outros divulgam as oportunidades de lucro em potencial. Isso inclui blog, dicas para economizar dinheiro indo de um lugar para outro, fotografia e blogs de viagens propriamente ditos.

Por que um nicho específico é importante em um blog?

Os blogueiros novatos podem perguntar: por que ter um nicho em vez de escrever sobre tudo que vem à mente?

A melhor maneira de responder a isso é se concentrar nos benefícios de um nicho direcionado a laser, a saber:

Impulsione o tráfego recorrente: Ao fazer um blog sobre um nicho específico, você chama a atenção de um público restrito que provavelmente o visitará novamente.

É melhor não os decepcionar falando sobre tópicos aleatórios nos quais eles não têm interesse algum.

Melhor monetização – Especificar um nicho significa conhecer seu público-alvo. Conhecer o seu público-alvo, por sua vez, permite divulgar produtos e serviços que irão beneficiá-lo.

Construa uma imagem de autoridade – se você quer ser visto como uma autoridade em algo, você deve definir o que é esse algo. Você não pode ser um blogueiro que apenas escreve sobre qualquer coisa quando quiser.

Melhore a visibilidade do seu mecanismo de pesquisa – Em algum momento de sua carreira como blog, você precisa aprender e usar as práticas de SEO ou otimização de mecanismos de pesquisa. Manter-se em um único nicho e publicar conteúdo relevante de forma consistente é uma dessas práticas.

Adapte suas decisões de marketing – além do SEO, seu nicho também deve ser levado em consideração ao planejar outras estratégias de marketing. O marketing de mídia social, por exemplo, exige que você escolha a rede certa preferida por seu público e concorrentes.

Identificando Ideias de Nicho de Blog Rentáveis

Desacelere – compreender os mercados centrais só levará à descoberta de submercado.

Áreas como cuidados com a pele e freelance podem parecer muito mais precisas e menos competitivas do que os principais mercados. Mas se você olhar o quadro geral, esses ainda não são nichos lucrativos, eles ainda são submercado.

As riquezas estão nos nichos – e um nicho é algo que você mesmo precisa esculpir. E para fazer isso, você precisa descobrir como deseja se encaixar em um submercado.

Descobrindo um nicho

Sem mais delongas, veja como você pode encontrar os nichos de blog mais lucrativos do seu mercado.

  1. Conhecer o seu público-alvo

Obviamente, se você deseja encontrar o nicho de blog perfeito, deve começar por um dos três mercados principais.

Não consegue decidir entre riqueza, saúde e relacionamentos?

Para ser o blogueiro procurado em qualquer nicho, você deve se posicionar como um líder carismático. E para ser um líder eficaz, você precisa de conhecimento e experiência.

Conduza o seu público em situações e problemas que você já encontrou. É assim que eles vão acreditar em você e é assim que você ganha a confiança deles.

Para encurtar a história, você precisa escolher um mercado principal onde possa ser considerado um especialista. Pode ser qualquer coisa alinhada com seu trabalho, empresa familiar, realizações pessoais e experiências.

A essa altura, você também deve ter uma ideia clara de qual segmento de mercado assumir.

  1. Olhando para o ecossistema do submercado

Depois de nomear o submercado desejado, é hora de fazer algumas explorações.

As marcas estabelecidas em seu submercado devem ensinar o que funciona e quais ideias estão em demanda. Mais importante, observar o ecossistema o ajudará a encontrar um local bacana onde um novo blog possa crescer.

Existem algumas ferramentas que você pode usar para verificar seu submercado. SEMrush, por exemplo, permite arredondar os principais resultados da pesquisa orgânica para uma palavra-chave.

Digamos que você esteja interessado no submercado de conselhos aos pais.

Para fazer a bola rolar, digite a palavra-chave “conselhos aos pais ” para ativar o recurso de análise de palavras-chave.

Ao visitar esses sites, dê uma olhada especificamente em busca de informações úteis, como:

Produtos e serviços – para conquistar um nicho em um submercado, observe o que os principais sites estão oferecendo. Crie uma lista desses produtos e serviços, incluindo produtos afiliados, e-books e assinaturas premium.

Conteúdo do blog – quais tópicos e categorias de conteúdo específicos eles cobrem? Algum destes aponta para ideias de nicho em potencial?

O que está faltando – Já que você escolheu a palavra-chave em primeiro lugar, você deve estar um pouco bem versado em seu submercado. Assim, tente procurar “lacunas” ou informações ausentes nos sites que você analisou.

Agora que você coletou as informações listadas acima, está pronto para as próximas etapas.

  1. Definição de uma proposta de valor única

Ao procurar um nicho lucrativo, muitos guias recomendam começar com palavras-chave de baixa concorrência.

Esse, sem dúvida, é um conselho atemporal.

Como um aspirante a blogueiro, você não quer ir de igual para igual com sites estabelecidos que possuem substancialmente mais recursos.

A indústria de blogs está constantemente em uma guerra de desgaste. Sites com melhor financiamento e bases de audiência maiores quase certamente durarão mais do que você.

Lembre-se de que encontrar um lugar em um ecossistema de submercado nem sempre significa que você deve se preparar para competir. Uma abordagem mais reservada é pensar em algo tão único que as marcas estabelecidas não o considerarão um concorrente direto.

Uma maneira de fazer isso é definir um novo segmento de mercado para um produto ou serviço existente. Em seguida, você utiliza a combinação para formular sua própria proposta de valor.

Para se ter uma ideia, as pessoas que podem estar interessadas em fazer freelance incluem estudantes, aposentados, pais que ficam em casa e empresários.

  1. Explorando micro nichos

Neste ponto, você deve ter uma lista de ideias de nicho de blog em potencial em sua cabeça.

Você está chegando lá, mas ainda é muito cedo para se comprometer com algo que pareça promissor.

Ainda nem falamos sobre micro nichos, que são cruciais se a monetização é o seu principal objetivo no blog.

O negócio é o seguinte: os submercado são menores do que os mercados principais e os nichos são menores do que os submercado.

Micro nichos, no entanto, são ainda menores do que nichos.

Normalmente, o blog de micro nicho é uma ótima estratégia de curto a médio prazo. Isso pode ajudar a apoiar sua carreira de blog no início e construir uma base sólida para um blog de nicho maior mais tarde.

Para procurar um micro nicho, é sempre uma ótima ideia começar com suas habilidades, talentos ou mesmo hobbies individuais.

Caso contrário, você precisará da ajuda de algumas ferramentas e sites.

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *