Ícone do site Carlos Ramadas

Como criar uma boa estratégia de Marketing Digital

Marketing Digital

De muitas maneiras, o processo de desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital é paralelo ao processo de desenvolvimento de seu plano de marketing estratégico geral ou de seus orçamentos de marketing .

O marketing estratégico , seja digital ou tradicional, começa com os objetivos estratégicos da sua empresa. O que você está tentando alcançar? Você quer fazer a empresa crescer? Você está tentando ganhar visibilidade para sua marca? Posicionar a empresa para aquisição?

Você vai querer entender quais segmentos da prática você está almejando com sua estratégia digital. A maioria das empresas possui uma variedade de tipos de clientes que compram uma variedade de serviços específicos.

Quais você está almejando com sua estratégia digital? Quais segmentos serão mais fáceis de alcançar? Depois de restringir suas escolhas, é hora de obter uma compreensão mais profunda de seu público-alvo.

Pesquise bem o seu público alvo:

A próxima etapa na preparação de uma estratégia de marketing digital é identificar e pesquisar seu público-alvo. O valor desta pesquisa é evidente quando você considera que empresas de serviços profissionais de alto crescimento têm três vezes mais probabilidade de realizar pesquisas frequentes do que seus pares de crescimento lento.

Seu público-alvo são os grupos de pessoas que você precisa alcançar para executar sua estratégia digital. Aqui estão alguns exemplos comuns de públicos-alvo:

Marketing digital: veja seus clientes em potencial

Esse público-alvo pode ser ainda mais segmentado por setor, função ou outras características pessoais, se essas distinções forem importantes.

Os influenciadores individuais, e às vezes um comitê de seleção formal, geralmente aconselham o tomador de decisão final e podem ser alvos valiosos em uma campanha digital.

Em algumas circunstâncias, as fontes de referência podem ser tão influentes que se tornam tomadores de decisão de fato . Analistas do setor e líderes de pensamento influentes também podem desempenhar um papel fundamental.

Em muitos setores, a escassez de talentos pode afetar seriamente a capacidade de uma empresa de cumprir suas promessas. Isso torna os funcionários ou subcontratados potenciais públicos-alvo importantes. Pense nesses esforços como a construção de sua marca de empregador digital.

Depois de considerar todas as pessoas possíveis que você precisa alcançar, você pode descobrir que tem mais públicos-alvo do que pode razoavelmente abordar. Então, como você prioriza e seleciona públicos ?

Como você prioriza o público?

Muitas empresas conduzem pesquisas sobre múltiplos públicos ou segmentos de mercado potenciais para ajudá-los a escolher os mercados mais receptivos. Chamamos isso de Pesquisa de Oportunidade e vai muito além de simplesmente olhar para a taxa de crescimento de diferentes segmentos.

As perguntas da pesquisa podem explorar o ambiente competitivo, o comportamento de compra dos clientes em potencial, a força da marca de sua empresa em vários mercados e outros fatores que podem iluminar a probabilidade de sucesso em segmentos de mercado alternativos.

Seu nível de experiência com um segmento pode ser importante, pois você prioriza seu público. Não tente ser tudo para todos. A empresa que acredita que “todos” são o alvo certo para seus serviços está em clara desvantagem. Seus esforços serão tão dispersos que não terão impacto em ninguém.

Na maioria dos casos, o público-alvo de sua estratégia de marketing digital será o mesmo que seus alvos gerais de marketing. Depois de identificar seu público-alvo, é hora de aprender mais sobre seu comportamento e pegada digital.

Como você pesquisa o público-alvo?

Existem dois tipos amplos de pesquisa que podem ajudá-lo a desenvolver uma estratégia digital vencedora. A primeira abordagem é chamada de pesquisa secundária . Nesta abordagem, você busca estudos de pesquisa que já foram conduzidos por outra organização.

As associações comerciais ou editoras costumam lançar estudos sobre setores específicos. Da mesma forma, existem muitas organizações que vendem pesquisas relevantes sobre o tamanho ou tendências do mercado.

A segunda abordagem é a pesquisa primária . Nesse tipo de pesquisa, você encomenda um estudo original de seu público-alvo. A pesquisa primária é mais cara, mas tem a vantagem de abordar as questões críticas que são mais relevantes para suas circunstâncias específicas.

Quando você combina pesquisa primária com pesquisa secundária de alta qualidade, você obtém o melhor dos dois mundos: uma visão completa e bem informada de seu público. Essa inteligência de mercado reduz drasticamente o risco e torna o marketing mais uma ciência do que um caro jogo de adivinhação.

Sair da versão mobile