Sabemos que os negócios digitais tem crescido bastante. Em outras palavras, a competição é feroz e você não deve esperar que isso mude. E é por isso que você precisa de uma estratégia de marketing digital adaptada ao seu negócio específico.
Agora que você entende a importância de uma estratégia de marketing digital, vamos nos aprofundar nos detalhes de como torná-la realidade.
O que é uma estratégia de marketing digital?
Uma estratégia de marketing digital é um guia que ajuda sua empresa a atingir seus objetivos por meio de canais de marketing on-line direcionados, como otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), publicidade paga por clique (PPC), marketing de conteúdo, marketing por e-mail e mídia social.
Lembre-se disso: não existem duas estratégias de marketing digital iguais. O que está funcionando para um concorrente pode não funcionar para você e vice-versa.
Quais são algumas das melhores técnicas de marketing digital?
Se você não se lembra de mais nada deste artigo, deixe ser assim: há mais de uma maneira de criar e implementar uma estratégia de marketing digital.
Conforme você avança no estágio de planejamento, concentre seus esforços em duas coisas:
- As técnicas de marketing digital que você usou no passado
- Outras opções que fazem sentido para sua empresa
No que diz respeito à eficácia, algum nível de tentativa e erro deve ocorrer. Mesmo que você esteja 100% comprometido com uma técnica específica, há mais de uma maneira de abordá-la.
Tomemos, por exemplo, o marketing de mídia social. Embora 89% dos profissionais de marketing usem o Facebook em seus esforços de marketing de marca, isso não significa necessariamente que gerará vendas para sua empresa. Você pode achar mais fácil se conectar com seu público no Twitter, Instagram, Pinterest ou outra plataforma social.
A palavra melhor é subjetiva, mas aqui estão algumas das técnicas de marketing digital mais comumente usadas:
- Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO): o processo de construção e marketing do seu site com o objetivo de se posicionar no topo dos mecanismos de pesquisa.
- Publicidade paga por clique (PPC): um modelo de publicidade online com o qual você dá lances em palavras-chave e só paga quando seu anúncio é clicado.
- Marketing de conteúdo: é melhor definido como qualquer forma de marketing que gira em torno da criação, publicação e distribuição de conteúdo, como postagens de blogs, infográficos e white papers.
- Marketing por e-mail: uma forma de marketing direto em que você se conecta com seu público por meio de mensagens de e-mail.
- Redes sociais: forma de marketing realizado em plataformas de redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e LinkedIn.
- Marketing de vídeo: um processo de marketing no qual você cria, publica e distribui vídeos, como em seu site, blog e plataformas de compartilhamento.
Algumas dessas estratégias de marketing digital funcionarão para o seu negócio de Dropshipping, enquanto outras podem não se referir a você. Lembre-se de que é impossível saber o que funcionará e o que não funcionará até que você experimente cada técnica.
Por que a estratégia de marketing digital é importante para o Dropshipping?
De fato, o planejamento e a estratégia de marketing digital são importantes para todas as empresas em todos os setores. E isso definitivamente é verdadeiro para empresas de Dropshipping e comércio eletrônico. Afinal, você não precisa se preocupar com estoque ou fornecedores.
Com o Dropshipping, sua principal força está na criação de uma estratégia de planejamento e marketing digital fascinante e exclusiva que estabeleça sua marca como líder em seu respectivo nicho.
1. A competição está em alta
Mesmo antes da pandemia de COVID-19, os consumidores estavam mudando sua atenção para a Internet. Mas, quando você adiciona as restrições à pandemia, é fácil ver por que um número crescente de empreendedores e marcas já estabelecidas voltou seu foco para a internet.
Isso resultou no aumento da concorrência em todos os nichos imagináveis, o que obriga todos os negócios de Dropshipping a buscar uma vantagem competitiva.
Você está lutando por tráfego, engajamento e, claro, vendas.
Uma estratégia de marketing digital permitirá que você se posicione fortemente contra concorrentes estabelecidos, enquanto se protege contra os recém-chegados em seu setor.
2. Fora da vista, fora da mente
Você provavelmente já ouviu isso antes. Em relação à venda online, se um consumidor não vir seu produto ou não conhecer sua marca, ele não comprará de você. É simples assim.
Você não quer que sua marca fique “fora de vista, longe da mente”. Você quer que seja visível para o seu público, não importa para onde olhe. São necessárias mais de 4 impressões para o seu negócio de Dropshipping chamar a atenção de alguém, então não desanime se você não fizer uma venda imediatamente.
Quando eles estão vasculhando as mídias sociais em busca de novos conteúdos, você deseja que suas atualizações estejam entre as primeiras que eles verão.
Quando eles checam sua caixa de entrada de e-mail, você deseja cumprimentá-los com uma oferta especial.
Você entendeu. Você quer estar na frente e no centro sempre que possível.
3. Construção da marca
Nos dias de hoje, construir um negócio de comércio eletrônico bem-sucedido se baseia principalmente em sua capacidade de construir uma marca de sucesso.
Seu público-alvo deve saber o que sua empresa faz. Você deveria estar vendendo um estilo de vida, uma missão, algo a que as pessoas se conectam em um nível mais profundo. Você deve ser capaz de se diferenciar de seus concorrentes construindo uma marca inimitável. Pessoas que gostam de seus produtos voltarão sempre. A lealdade é baseada em uma marca e em sua experiência com ela.
Ser o Marketing Digital for bem feito e bem trabalhado o seu sistema de e-commerce através do Dropshipping só tende a crescer.
Add a Comment