Ícone do site Carlos Ramadas

Como achar trabalho freelancer!

Marketing Digital

Muitas plataformas freelance estão disponíveis online, como Upwork. Embora o tráfego do site seja importante para você ser contratado, no final das contas, tudo se resume em como você “se vende” para os empregadores.

Então, como exatamente você pode ser um freelancer e atrair mais clientes?

Aqui estão as seis etapas mais importantes

1. Junte-se a uma plataforma freelance

A primeira coisa é vender seu serviço em um local cheio de pessoas que precisam. Crie perfis em diferentes plataformas freelance para ampliar suas conexões e divulgar seu nome. Desta forma, empresas e profissionais saberão onde encontrar você, e você estará cercado de nada além de clientes em potencial.

Por exemplo, você pode criar um perfil profissional no Upwork. Você insere todos os seus conjuntos de habilidades, experiência, educação, portfólio e outras informações básicas.

Dessa forma, clientes em potencial podem revisar seu perfil e decidir se você está apto para o trabalho que desejam realizar. Por meio de plataformas como essa, os clientes também podem fazer perguntas adicionais para conhecê-lo melhor antes de decidirem contratá-lo.

2. Divulgue seus serviços

O próximo é não depender das plataformas às quais você ingressou. Conecte-se com seus círculos sociais e divulgue seus serviços para aqueles que você conhece pessoalmente.

Dessa forma, seus conhecidos, parentes, amigos e talvez até amigos de seus amigos também se tornam clientes em potencial.

O que é ótimo nisso é que esses clientes em potencial terão pouca ou nenhuma dúvida sobre suas habilidades e resultados, uma vez que eles próprios estão cientes de suas capacidades.

Nunca subestime as conexões que você tem com familiares e amigos diretos, pois eles podem ser muito úteis para trazer a você mais clientes por meio de recomendações e sugestões.

3. Especifique o seu nicho

Agora, um erro comum que muitos freelancers cometem é ser muito amplo quando se trata de suas habilidades.

Por exemplo, colocar apenas “escritor” ou “artista gráfico” não é muito atraente para os clientes, pois a maioria deles procura freelancers que possam desempenhar um trabalho específico indefinidamente. Você não estará trabalhando em um trabalho vago.

Portanto, em vez de generalizar suas habilidades, tente vender especificamente dentro de seu nicho. Portanto, se você é um escritor, pode optar por “redação de blogs infantis” ou “redação de artigos informativos”.

4. Seja ativo e responsivo

Você não pode simplesmente criar uma conta e deixá-la até conseguir um cliente. Se você é novo e inexperiente, há uma grande possibilidade de que os clientes se afastem de você por causa disso.

Nesse caso, você mesmo precisará fazer a busca e se candidatar a trabalhos freelance. Deve haver muito trabalho para o qual você pode se inscrever na mesma plataforma que está usando.

Além disso, você pode querer considerar ter uma taxa horária mais baixa se você for novo. No entanto, você não pode deixá-lo muito baixo. Caso contrário, seus clientes podem pensar que você produz apenas trabalhos abaixo da média. Torne-o razoável, mas inferior ao da maioria dos freelancers.

Além disso, lembre-se de ser o mais receptivo possível – responda a quaisquer dúvidas que os clientes tenham assim que as receber e sempre seja profissional e educado. Se você for contratado, certifique-se de fornecer atualizações frequentes para garantir ao seu cliente que o projeto é concluído rapidamente e dentro do prazo.

5. Esteja aberto para novos trabalhos do mesmo cliente

Se você conquistou um cliente com sucesso, precisa ter certeza de que vai atender ou superar as expectativas dele. Dessa forma, assim que entregar seu trabalho, você pode dizer a esse cliente que está aberto para trabalhar para ele novamente no futuro.

Lembre-se de que isso não funcionará se você tiver se saído mal em um trabalho, portanto, certifique-se de sempre produzir apenas trabalhos de alto padrão.

Se você notou que os projetos dos clientes precisam de mais trabalho do que eles especificaram no início, tente criar um novo projeto com novos objetivos. Se eles ficarem totalmente impressionados com seu trabalho anterior, as chances de confiarem em você no trabalho que se segue são altas.

6. Não hesite em trabalhar com outras pessoas

Não seja muito confiante e não trabalhe demais. Se alguém o contratou para um grande projeto que você não consegue fazer sozinho, informe ao cliente que você precisará trabalhar com outra pessoa para isso. Não tome o crédito sozinho, pois o tiro sairá pela culatra.

Os clientes valorizam muito a honestidade e a transparência. Então, suponha que você acredite que só será capaz de terminar o projeto de maneira excelente com a ajuda de algumas pessoas.

Nesse caso, não há motivo para o cliente recusar, pois isso não mostra hesitação de sua parte, apenas o compromisso de produzir um trabalho de alta qualidade.

Por mais simples que esses pontos possam parecer, eles realmente o ajudarão em sua jornada como freelancer e a atrair mais clientes.

Eventualmente, você se tornará autossuficiente e poderá até ter meios suficientes para criar sua própria plataforma ou empresa, onde poderá mostrar e vender seus serviços e habilidades para clientes em potencial.

O sucesso não é alcançado durante a noite. Se você deseja se aprofundar na indústria freelance, então não pode simplesmente esperar que um milagre aconteça. Em vez disso, você precisa trabalhar com o que tem e buscar ativamente seus objetivos, um passo de cada vez.

Sair da versão mobile